Abril Azul: Câmara promove debate sobre desafios e direitos das pessoas com autismo
- Ricardo Veras
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Estamos em pleno Abril Azul, mês dedicado à conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias acontecem o ano inteiro e em diversas áreas, indo além da saúde e da educação.
Na tarde de ontem (02), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Comissão Temporária da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal promoveu um bate-papo sobre o TEA. O encontro teve o objetivo de informar e esclarecer aspectos relacionados ao transtorno, como habilidades sociais, comportamentos repetitivos, comunicação verbal e não verbal, além dos direitos garantidos por lei às pessoas autistas.
O debate foi dividido em dois blocos e mediado pela presidente da comissão, vereadora Vivi Cardoso (Progressistas), que reforçou a importância da pauta na Casa: “Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu espaço na sociedade, pois possuem aptidões e talentos específicos em diversas áreas do conhecimento. Este encontro é um momento de troca, aprendizado e conscientização. Juntos, podemos avançar na inclusão e no respeito”, destacou a vereadora.
Saúde e acolhimento
O primeiro bloco contou com as participações da psicóloga Thalita Diniz, da fonoaudióloga Natália Becker e da coordenadora da Saúde Mental de Gramado, Katiane dos Reis. A discussão abordou questões de saúde, diagnóstico e a importância do acolhimento no ambiente familiar e escolar.
A psicóloga Thalita Diniz destacou a relevância de um atendimento adequado e humanizado: “É essencial que a pessoa com TEA se sinta confiante e confortável. Sempre recomendamos que, durante as sessões, esteja acompanhada de um familiar ou responsável. Além disso, reforçamos o uso do diálogo verbal e não verbal, evitamos estímulos sonoros excessivos e explicamos cada etapa do atendimento”, explicou.
Direitos e inclusão
No segundo bloco, a vereadora Vivi Cardoso recebeu a advogada Maurinize Dias e a assistente jurídica Vitória Madrugada, do escritório Boch e Fávero, para discutir os direitos e deveres das pessoas com autismo e de suas famílias. Também participaram do debate a coordenadora da APAE de Gramado, Julita Andreis, e o presidente da AMA Região das Hortênsias, Elizandro Viana.
A advogada Maurinize Dias reforçou a importância da informação para garantir a inclusão: “Toda pessoa com TEA tem direito à educação inclusiva, ao atendimento gratuito no SUS, a descontos na conta de luz (dependendo da renda familiar), ao transporte público gratuito e a vagas especiais de estacionamento. Apesar dessas garantias legais, ainda enfrentamos muita desinformação e preconceito. A inclusão é essencial para garantir não apenas direitos, mas também respeito e igualdade”, pontuou.
O encontro foi um marco na promoção do debate sobre o autismo e reafirmou o compromisso da Câmara Municipal com a inclusão e a defesa dos direitos das pessoas autistas.
Commentaires