top of page

Artesão italiano vem a Gramado para ministrar Curso de Flameworking

Foto do escritor: Ricardo VerasRicardo Veras

Artesão italiano vem a Gramado para ministrar Curso de Flameworking

Atividade acontece na Cristais de Gramado, durante o feriadão de 18 a 21 de abril, e será conduzida por Maurizio Zane.

Admiradores brasileiros da arte do vidro moldado por uma pequena chama, conhecida como 'lume working' — uma das técnicas mais antigas da vidraria mundial — terão a oportunidade de aprender, com o italiano Maurizio Zane, a produzir, com as próprias mãos, delicadas miniaturas em cristal artístico. O Curso de Flameworking promovido pela Cristais de Gramado, ocorre no feriadão de 18 a 21 de abril e contará com turmas de apenas 6 alunos cada, proporcionando aos participantes uma experiência única e exclusiva. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo https://www-cristaisdegramado-com-br-5.rds.land/curso-de-macarico-italiano-maurizio-zane

A arte do maçarico, também conhecida como lampworking ou flameworking, é uma técnica de trabalho em vidro que consiste no aquecimento de hastes ou tubos de vidro em uma chama, a fim de amolecê-los e moldá-los nas formas desejadas. No curso ministrado por Maurizio Zane, artista renomado internacionalmente, os participantes terão a oportunidade de vivenciar, in loco, todo o processo que dá vida a delicadas miniaturas. “É uma técnica rara e o Zane virá diretamente de Veneza, na Itália, para compartilhar todo o seu conhecimento com pessoas que apreciem atividades manuais ou, até mesmo, que já atuem na área e queiram agregar valor às suas produções artísticas”, explica o diretor da Cristais de Gramado, Telmo de Freitas Gomes.

Maurizio Zane possui mais de 50 anos de experiência no mundo do lampwork. Em seu ateliê, em Burano, é possível admirar uma visão completa do artesanato artístico típico veneziano, como objetos de vidro e máscaras. A principal e única característica do gênero são as casas em miniatura de Burano, das quais Maurizio também é o criador. A arte do vidro moldado por uma pequena chama é uma das técnicas mais antigas da vidraria veneziana e Maurizio Zane segue o caminho que, entre as ruas de Veneza, foi traçado ao longo dos séculos pelos grandes mestres do passado.

“Como temos o propósito de manter viva esta arte milenar do cristal, é um grande orgulho trazermos ao Brasil este renomado artista. Aproximá-lo de pessoas que queiram aprender a técnica do maçarico e, também, daqueles que queiram aprimorar o conhecimento que já possuem, é um grande orgulho”, ressalta Telmo, enfatizando que neste ano a empresa celebra 23 anos de atuação.

Curso de Flameworking com o artista italiano Maurizio Zane, na Cristais de Gramado

Turmas: 18/04 e 19/04 - 2 turmas - 6 vagas no turno da manhã e 6 vagas no turno da tarde; 20/04 e 21/04 - 2 turmas - 6 vagas no turno da manhã e 6 vagas no turno da tarde.

Carga horária: 8h.

Comments


Em destaque

bottom of page