top of page

Deputado Pompeo de Mattos solicita audiência com presidente da Infraero para tratar impasse envolvendo o Aeroclube de Canela - Veja nota da Infraero

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) protocolou, em Brasília, um pedido de audiência institucional com o presidente da Infraero para discutir o impasse envolvendo a gestão do Aeroporto de Canela e o Aeroclube da cidade. A solicitação ocorre diante da situação enfrentada pelo Aeroclube, entidade sem fins lucrativos que, há mais de 75 anos, forma pilotos, mantém viva a aviação civil na Serra Gaúcha e presta serviços essenciais à comunidade.


Desde que a administração do aeroporto passou da Prefeitura para a Infraero, em 2024, a relação com o Aeroclube se deteriorou. Segundo o parlamentar, a estatal desconsiderou a ausência de contrato vigente e passou a cobrar valores considerados impagáveis, baseados em metragens contestadas. Além disso, há a ameaça de desocupação compulsória de um espaço construído com recursos próprios do Aeroclube.


Pompeo classificou a postura da Infraero como "inaceitável" e defendeu a necessidade de diálogo. “A Infraero precisa sair da torre de controle da burocracia e sentar à mesa com quem trabalha com seriedade”, afirmou.


O deputado também reconheceu a atuação da vereadora Grazi, de Canela, e de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que estão mobilizados para a realização de uma audiência pública sobre o caso. Segundo ele, a causa é coletiva e legítima.


“O Aeroclube de Canela não está sozinho. Vamos defender essa causa até o fim”, garantiu Pompeo de Mattos.


NOTA DA INFRAERO A Infraero esclarece na nota abaixo:


A Infraero recebeu, nesta quarta-feira (9/4), o Ofício nº 0257/2025 do deputado federal Pompeo de Mattos solicitando agendamento de uma audiência com representantes da Infraero e do Aeroclube de Canela para debater sobre a situação do Aeroclube no Aeroporto de Canela.


Em atendimento à solicitação, a Infraero está à disposição para dialogar  com a entidade e irá participar da audiência, em data e horário a serem confirmados, reafirmando o posicionamento da Companhia em encontrar uma solução para a regularização contratual e financeira do Aeroclube.


Aliás, as conversas com os responsáveis do Aeroclube já foram reabertas, antes mesmo do ofício do deputado.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa Infraero 

Comments


Em destaque

bottom of page