Deputado Pompeo de Mattos solicita audiência com presidente da Infraero para tratar impasse envolvendo o Aeroclube de Canela - Veja nota da Infraero
- Ricardo Veras
- 9 de abr.
- 2 min de leitura

O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) protocolou, em Brasília, um pedido de audiência institucional com o presidente da Infraero para discutir o impasse envolvendo a gestão do Aeroporto de Canela e o Aeroclube da cidade. A solicitação ocorre diante da situação enfrentada pelo Aeroclube, entidade sem fins lucrativos que, há mais de 75 anos, forma pilotos, mantém viva a aviação civil na Serra Gaúcha e presta serviços essenciais à comunidade.
Desde que a administração do aeroporto passou da Prefeitura para a Infraero, em 2024, a relação com o Aeroclube se deteriorou. Segundo o parlamentar, a estatal desconsiderou a ausência de contrato vigente e passou a cobrar valores considerados impagáveis, baseados em metragens contestadas. Além disso, há a ameaça de desocupação compulsória de um espaço construído com recursos próprios do Aeroclube.
Pompeo classificou a postura da Infraero como "inaceitável" e defendeu a necessidade de diálogo. “A Infraero precisa sair da torre de controle da burocracia e sentar à mesa com quem trabalha com seriedade”, afirmou.
O deputado também reconheceu a atuação da vereadora Grazi, de Canela, e de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que estão mobilizados para a realização de uma audiência pública sobre o caso. Segundo ele, a causa é coletiva e legítima.
“O Aeroclube de Canela não está sozinho. Vamos defender essa causa até o fim”, garantiu Pompeo de Mattos.
NOTA DA INFRAERO A Infraero esclarece na nota abaixo:
A Infraero recebeu, nesta quarta-feira (9/4), o Ofício nº 0257/2025 do deputado federal Pompeo de Mattos solicitando agendamento de uma audiência com representantes da Infraero e do Aeroclube de Canela para debater sobre a situação do Aeroclube no Aeroporto de Canela.
Em atendimento à solicitação, a Infraero está à disposição para dialogar com a entidade e irá participar da audiência, em data e horário a serem confirmados, reafirmando o posicionamento da Companhia em encontrar uma solução para a regularização contratual e financeira do Aeroclube.
Aliás, as conversas com os responsáveis do Aeroclube já foram reabertas, antes mesmo do ofício do deputado.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa Infraero
Comments