top of page

Produção de peixes interior de Gramado é incentivada pela Secretaria da Agricultura

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura


A produção de peixes no interior de Gramado tem ganhado cada vez mais incentivo da Secretaria da Agricultura do município. Em busca de fortalecer a cadeia produtiva e melhorar a qualidade do pescado que chega à mesa da população, a Secretaria buscou apoio técnico junto ao Sebrae e Senar para oferecer suporte direto aos piscicultores locais.


O trabalho de assistência técnica foi realizado pelo instrutor do Sebrae, João Paulo Giacomini, que atende produtores em todo o estado e agora contribui com o desenvolvimento da piscicultura em Gramado. “O meu papel aqui é dar um suporte para o produtor para garantir a qualidade do peixe. Dou instruções de manejo e verificação da qualidade da água para resultar no aumento da produção e da oferta desse produto”, explica. Para o produtor Ivan Calhiari, do Morro Agudo, a assistência recebida foi valiosa. “Ele explicou tudo certinho sobre o PH da água, oxigenação e alimentação. Está sendo muito importante pra gente”, afirma.


Segundo o secretário da Agricultura, Eliézer Lima, a ação faz parte de um compromisso da atual gestão. “É um pedido do prefeito Nestor e do vice Luia que a gente entenda como está a produção e ofereça esse suporte aos produtores de peixe para garantir o sucesso de mais uma feira que está chegando”, pontua.


Esse trabalho de incentivo à produção e à qualificação dos piscicultores se reflete diretamente em eventos como a Feira do Peixe Vivo de Gramado, que terá mais uma edição nos dias 15, 16 e 17 de abril, véspera do feriado de Sexta-feira Santa. Realizada nos Fornos da Várzea Grande, a feira é uma oportunidade para a população adquirir peixes frescos, diretamente dos produtores locais. Organizada pela Secretaria da Agricultura em parceria com a EMATER, a feira tem como objetivos principais o estímulo ao consumo de pescado, o fortalecimento da economia rural e a geração de renda para as famílias que vivem da piscicultura. Estarão disponíveis diversas espécies de peixes, como tilápia, carpa capim, carpa comum, carpa húngara e jundiá.


Horários da Feira do Peixe Vivo:

15 e 16 de abril: das 7h30 às 17h30 (sem fechar ao meio-dia);

17 de abril: das 7h às 12h ou até durarem os estoques.


Comentários


Em destaque

bottom of page