top of page

Turistas estão permanecendo mais tempo em Gramado, aponta Observatório do Turismo

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 7 de abr.
  • 3 min de leitura


O turismo em Gramado segue se transformando, acompanhando novas tendências e consolidando sua vocação para experiências mais imersivas e qualificadas. Os dados do 8º boletim do Observatório do Turismo de Gramado, da Secretaria de Turismo de Gramado, apontam uma mudança significativa no comportamento de permanência no município, revelando oportunidades estratégicas para o trade local.


Turistas permanecendo mais tempo em Gramado

Enquanto em janeiro de 2023 os visitantes permaneciam, em média, 2,96 noites no município, esse número saltou para 3,62 noites em 2024 e chegou a 4,28 noites em janeiro de 2025 – um crescimento de 44% no período. Isso indica um público mais engajado com as experiências que Gramado oferece, buscando aproveitar ao máximo sua estada.


Com esse aumento na permanência, o impacto positivo se reflete em diversos segmentos, como hospedagem, gastronomia e atrações turísticas, que ganham mais tempo para fidelizar e encantar seus clientes. Além disso, essa tendência contribui para um turismo mais sustentável, com menos impacto ambiental e logístico.


Santa Catarina segue como o principal mercado emissor interestadual

Santa Catarina se destaca como o principal mercado emissor de visitantes de fora do estado. Observa-se um crescimento da participação de turistas de Santa Catarina no fluxo geral, reforçando a importância da integração regional e do fortalecimento da marca Gramado no sul do Brasil. A proximidade geográfica e a forte conexão cultural entre os estados tornam essa relação ainda mais estratégica para o desenvolvimento de ações promocionais direcionadas, fortalecendo a fidelização desse público.


Crescimento no turismo internacional

Os dados demonstram um crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros em Gramado. Em janeiro de 2025, o volume de visitantes argentinos aumentou 167% em relação ao mesmo período de 2024. O fluxo de uruguaios também apresentou forte alta, com um crescimento de 124%.


“O intenso trabalho de promoção da Secretaria de Turismo, aliado ao o câmbio favorável para turistas estrangeiros, impulsionaram essa demanda, tornando o município uma opção atrativa para quem busca experiências diferenciadas e um alto nível de qualidade nos serviços turísticos”, comenta Franciele Berti, coordenadora do Observatório do Turismo de Gramado.


Vale mencionar, também, que neste ano Gramado foi eleito o 2º melhor destino da América do Sul pelo prêmio “Travellers’ Choice – Best of the Best” do TripAdvisor, consolidando sua posição como referência em hospitalidade e experiências diferenciadas.


Oportunidades para o trade turístico

A adaptação às novas dinâmicas de mercado é essencial para manter Gramado na vanguarda do turismo brasileiro. Com um público que busca experiências mais completas e uma estada mais longa, há espaço para aprimorar a oferta de pacotes personalizados, criar itinerários diferenciados e fortalecer parcerias entre os setores de hospedagem, gastronomia e entretenimento.

O trade também pode aproveitar essa mudança para ampliar suas estratégias de fidelização e valorização dos turistas de repetição. Programas de benefícios, experiências personalizadas e uma comunicação mais segmentada são algumas das ações que podem fortalecer o vínculo entre Gramado e seus visitantes.


Gramado: turismo inteligente e sustentável

“A tendência de estadas mais longas abre portas para um turismo de maior valor agregado, que fortalece a economia local e garante experiências ainda mais memoráveis para quem escolhe o município como destino. O desafio agora é trabalharmos juntos para aprimorar a oferta turística, garantindo que essa nova tendência de estadias mais longas traga benefícios para toda a cadeia do turismo.” comenta Ricardo Bertolucci Reginato.

Foto: Cleiton Thiele

コメント


Em destaque

bottom of page